Estudo de verão 2018 – O Líder Espírita

O Líder Espírita
Esta obra é um dos resultados obtidos com o Programa de Formação de Lideranças na Federação Espírita do Rio Grande do Sul e traz os princípios e a metodologia evangélica para auxiliar o Centro Espírita na aplicação da mensagem do Mestre ao cotidiano administrativo, ético e social das nossas instituições. Não é apenas mais uma obra falando de liderança, mas é específica para os cenários do Movimento Espírita, com abordagem direcionada para os desafios identificados pelos gestores espíritas. A Liderança é um comportamento. A ideia da obra é compartilhar conhecimentos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades que estimulem a vivência de uma liderança servidora a exemplo de Jesus.
Histórico
Em 2008, a FERGS, através de seu Departamento Doutrinário, deu início a um projeto de formação de lideranças para o movimento espírita gaúcho que se concentrava na realização de oficinas sobre o tema junto às 14 regiões federativas. O resultado apresentou-se como exitoso e permitiu que, então, se adequasse as oficinas para todos os segmentos do centro espírita e órgãos de unificação. Além disso, verifica-se que as propostas de trabalho e as ações no Movimento Espírita do Rio Grande do Sul vem sendo construídas com base princípios de liderança servidora e, portanto, de modo compartilhada e na lógica do trabalho em equipe, consoante os ensinos morais de Jesus, nosso Modelo e Guia Maior.
Tendo sido aprovado, no âmbito da Rede Federativa o Programa para Formação de Lideranças para o Centro Espírita e Órgãos de Unificação (2015) e, mais recentemente, no Conselho Federativo Estadual, o Programa de Formação de Multiplicadores das Áreas Federativas (2016) para todas as áreas de atuação das sociedades espíritas, demonstrou-se a necessidade de um projeto de formação de multiplicadores em torno da temática da liderança espírita, especialmente, em razão da descentralização do treinamento das lideranças espíritas e pela centralidade e relevância do tema para a manutenção da unificação do movimento espírita gaúcho.
Além de todas as ações que tem sido desenvolvidas no âmbito nacional e estadual, percebemos a necessidade de estudar a obra O Líder Espírita dentro da Sociedade Espírita Jesus (SEJ), analisando-a no nosso contexto.
Objetivos
Conhecer a proposta de liderança servidora da obra O Líder Espírita contextualizando-a nas atividades da SEJ.
Objetivos específicos
- Implantar e efetivar um processo de formação de lideranças espíritas na SEJ, tendo em vista a adequação da liderança aos novos tempos;
- Fomentar a união dos espíritas e a unificação do movimento espírita mediante a difusão e vivência dos princípios da liderança servidora, consoante o Evangelho de Jesus;
Justificativa
Por ocasião da produção de diagnóstico pela FERGS quanto aos entraves à unificação junto ao movimento espírita gaúcho, o tema da liderança fez-se presente em todos os desafios respondidos pela rede federada, destacando-se, objetivamente em: dificuldade na sucessão de lideranças; lideranças e gestores com perfil inadequado às necessidades atuais do Movimento Espírita e processo de formação de lideranças inexistente. Daí, percebe-se, claramente, a questão central da temática “liderança” para a sustentabilidade do movimento espírita. Liderança interfere sobejamente na sua sucessão, na sua readequação ou não às exigências do tempo presente e, também, na criação ou não de processos formativos no sentido de captação e treinamento de novos líderes para o serviço na Seara do Consolador. Ademais, lembra-nos o livro “O líder espírita”2 que “Todo o líder é um educador. Por esta razão a importância das decisões, da forma de conduzir sua equipe, administrando conflitos, delegando responsabilidades, favorecendo o desenvolvimento espiritual de seus liderados.” Ainda, cabe ressaltar que outros aspectos foram diagnosticados e que estão intrinsecamente relacionados com a questão da liderança e sua dimensão educativa, tais como: a insuficiência de recursos humanos e os conflitos interpessoais não administrados. Cabe ao líder, no aspecto educativo de seu labor, conduzir os processos de formação de equipes, cabe ao líder co-criar espaços de transformação de conflitos na casa espírita, tendo em vista os objetivos superiores da Messe a que todos nos dedicamos.
Metodologia
Serão 8 encontros das 19h às 20h30min, nas quintas-feiras de janeiro e fevereiro de 2018, cada um dos quais serão estudos os 8 primeiros capítulos da obra O Líder Espírita.
Para o melhor aproveitamento dos encontros, os participantes deverão ler antecipadamente, pelo menos, o capítulo correspondente ao estudo daquela semana. Durante o estudo individual, responder as seguintes perguntas:
- [Observação] Qual a relação deste conteúdo com a minha atividade na casa espírita?
- [Análise] Minha atitude é compatível com os valores abordados no livro?
- [Síntese] O que mudou na percepção da minha atividade na casa espírita?
- [Mudança interior] O que será diferente a partir de agora, depois de tomar conhecimento deste conteúdo, na minha atividade na casa espírita?
- [Mudança coletiva 1] Que mudanças acredito que sejam necessárias na gestão do Centro Espírita para viabilizar a minha mudança de atitude diante do que estudei? Esboce uma proposta que se sentiria confortável para executar se dependesse exclusivamente de você.
- [Mudança coletiva 2] Como extrapolar esta experiência para outras atividades que poderei desempenhar pelo movimento espírita (UME, CRE 4, etc.)? Esboce uma proposta que se sentiria confortável para executar se dependesse exclusivamente de você.
- [Planejar a mudança] Como pretende mudar sua atitude em termos de metas e ações? Encare sua resposta nos itens 4, 5 e 6 como metas (o que você deseja).
- [Avaliação] Quando e como você pretende avaliar as mudanças pretendidas?
- Faça anotações das suas respostas e demais ideias que a leitura despertou. Leve suas anotações para o estudo em grupo.
No estudo em grupo, o facilitador guiará o estudo de cada capítulo da seguinte forma:
- Apresentação sumária do capítulo, com discussão dos tópicos principais;
- O Facilitador apresenta cada tópico na perspectiva do seu estudo individual, abrindo imediatamente para participação do grupo;
- Convite para que cada participante compartilhe seu estudo a respeito daquele tópico;
- Considerações finais de cada participante (o que mudou em você depois deste estudo).
Cada encontro será facilitado por um participante diferente. Os participantes serão convidados a facilitar e deverão se manifestar espontaneamente.
A partir do resumo de cada encontro produziremos, coletivamente, um guia de orientações para as lideranças da SEJ.
Avaliação
Em dezembro de 2018, faremos uma avaliação daquilo que mudou nas nossas atividades em 2018 e sugestões de atividades para 2019 na temática de liderança.