Fundação
A Sociedade Espírita Jesus (SEJ) foi fundada em 15 de abril de 1927 como Grupo Espírita Jesus, com sua sede provisória situada na Rua Floriano Peixoto, s/n. Estavam na primeira diretoria:
Presidente – Antônio Morais
Vice-Presidente – Manoel Marcondes Machado e Mello
1ª Secretária – Zenisa Pinto
2º Secretário – Joaquim Matos de Figueredo
1º Tesoureiro – Salatiel Flores Pinto
2º Tesoureiro – João de Almeida
Bibliotecário – Solferino Rosa
Conselho Fiscal: Argemiro Cunha de Oliveira, João Machado e Geraldino Barbosa
Estão ainda entre os fundadores: Juvenal Lopes de Almeida, Otálio Camargo, Dr. Hermes Hervê, Lázaro Camargo, Sofronimo Machado, Acylino Frota.
Conheça as diretorias e conselhos fiscais da SEJ desde 1927.
Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS)
A SEJ passou a fazer parte da família FERGS em 25/03/1928 sob registro nº 134.
Alterações do nome
O Grupo Espírita Jesus, no dia 31 de março de 1961 passou a se chamar Centro Espírita Jesus. Em 11 de dezembro de 1971, com a reforma do estatuto, pela então presidente Manoela Parede Bastilha – destacada espírita e administradora, passou a se chamar Sociedade Espírita Jesus, permanecendo até hoje. Esta última alteração está registrada no Diário Oficial do Estado nº 5242 de 25 de abril de 1972 e no Cartório de Registros Civis de Santiago em 17 de agosto de 1973.
Sede
O terreno onde foi construída a atual sede da SEJ foi doado por Ramiro Furquim e sua esposa Edurvige Cardoso Furquim, em 1940. A primeira área construída foi de 39 m², passando nos anos 1970 para 183,20 m².
Antônio Leite de Araújo Filho e Maria José de Araújo
Os anos de 1948 e 1949 definiriam o futuro da Sociedade Espírita Jesus. A passagem do então Capitão do Exercítio Brasileiro Antônio Leite de Araújo e Filho, e sua esposa, Maria José Leite de Araújo Filho, causou grande impacto no centro espírita nascente e no movimento espírita de Santiago.
Em 1948, nas segundas e quartas-feiras eram realizados cursos teórico práticos da mediunidade, com base nas obras de Allan Kardec, dirigido pelo Capitão Antônio Leite de Araújo Filho.
Em junho de 1948 houve a fundação e tiragem de um mensário, chamado “O Reino“, circulando até 07 de março de 1949, com 18 assinantes anuais. Entre os assinantes estava Leopoldo Machado, conhecido escritor, educador e espírita brasileiro. Eram enviadas 6 cópias do mensário, remetido para Caixa Postal 6 em Nova Iguaçu – RJ. Foram fundadores de “O Reino” Antonio Leite de Araújo Filho, Salatiel Flores Pinto e Rodolpho dos Santos Ferreira. Atuaram como Diretor Redator Antonio Leite de Araujo Filho e Secretário Salatiel Flores Pinto.
Em 8 de junho de 1948 foi fundado por Maria José Leite de Araújo o Grupo de Jovens, com a denominação de A Juventude do Grupo Espírita Jesus – Sheila, com 26 jovens de 14 a 18 anos, reunidos aos domingos das 10h às 11h. Em 24 de dezembro de 1948, foram distribuídos donativos a 175 necessitados santiaguenses, ultrapassando as expectativas da época.
Movimento Espírita
Conforme registra a 1ª edição do mensário “O Reino“, em junho de 1948 foi criada a Coligação Espírita Santiaguense.
Tem por fim a Entidade confraternizar todos os Espíritas Santiaguense – dando início ao grande movimento de confraternização espírita de Santiago, com o fim de arregimentar todos os adeptos Kardecianos pertencentes a grupos, Centros, ou ainda Espíritas não filiados a estes, é que o Grupo Espírita Jesus, ontem, fez uma visita ao Centro Espírita Deus, Amor e Caridade.
Por ocasião desta visita, e por inspiração de um confrade presente, foi lançado a ideia da criação da COLIGAÇÃO ESPÍRITA SANTIAGUENSE, tendo por prisma o que acima ficou dito, no que houve aprovação unânime por todos os que se achavam presentes na referida reunião.
Essa Entidade reunir-se-á todos os primeiros Domingos de cada mês, num lugar previamente marcado na última reunião, sendo que a primeira será no próximo Domingo, as 14 horas, na Sede do Grupo Espírita Jesus, quando também elegeremos a Diretoria.
A primeira reunião da Coligação Espírita Santiaguense ocorreu em 06 de junho de 1948, às 14h, na sede do Grupo Espírita Jesus, conforme registro da 2ª edição de “O Reino”.
Como era de se esperar foi pequeno o salão da entidade, pois todos os elementos dos Centros santiaguenses fizeram representar. Eleita a nova diretoria, por aclamação unânime dos presentes, ficou ela assim constituída: Presidente – Antônio Leite de Araújo Filho; Vice-Presidente – Nisia Rosa Pinto; 1º Secretário – Francisco Antunes dos Santos; 2º Secretário – Arlindo Retori; 1º Orador – Ovídio Ramalho; 2º Orador – Tulio Gomes.
Em 10 de outubro de 1948 foi fundado pela coligação o “Club do Livro”, conforme registro da edição nº 5 de “O Reino” – idealizado pelo confrade Leopoldo Machado. Iniciou com 90 associados. Alguns títulos: Coletânea do Além, Crônica Espírita, Cruzada do Espiritismo de Vivos, Para o Alto, Jerusa, Bezerra de Menezes, Do outro lado da vida, O Reino, Prontuário das Obras de Allan Kardec.
Sopão
Em 1987 fundamos o “Grupo do Sopão Antônio Araújo Leite”, aos domingos pela manhã. Em média, eram atendidas 40 crianças por ano, na faixa etária dos 2 aos 13 anos, na sua maioria residentes no Bairro Irmã Dulce. Eram realizadas atividades de evangelização a cargo do Departamento de Infância e Juventude, a partir das 10:30, e posteriormente servido o sopão.
Visitantes Ilustres em Santiago – Promoção da União Municipal Espírita (UME)
Em 1º de maio de 1982 o movimento Espírita de Santiago recebeu Divaldo Pereira Franco no então Cine Neno. Em 20 de agosto de 1989 foi a vez de recebermos Raul Teixeira, no Clube União Santiaguense.