História de um jornal espírita
Fundado em junho de 1948, o mensário “O Reino” circulou até 07 de março de 1949, com 18 assinantes anuais. Foram fundadores de “O Reino” Antonio Leite de Araújo Filho, Salatiel Flores Pinto e Rodolpho dos Santos Ferreira. Atual como Diretor Redator Antonio Leite de Araujo Filho e Secretário Salatiel Flores Pinto.
Entre os assinantes estava Leopoldo Machado, conhecido escritor, educador e espírita brasileiro. Eram enviadas 6 cópias do mensário, remetido para Caixa Postal 6 em Nova Iguaçu – RJ. Leopoldo também assina um artigo na 3ª edição de “O Reino”, intitulado “Batismo Espírita”.
A impressão era realizada nas oficinas do Jornal “A Verdade”, de Santiago.
Segundo registrou Antônio Leite de Araujo em 23 de fevereiro de 1949, foram grandes as dificuldades financeiras para manter o jornal, que também servia de moeda de troca para recebermos publicações de outras partes do país.
A história do jornal “O Reino” é muito simples porque é igual a muitos outros órgãos de divulgação doutrinária do evangelho.
“O Reino” nasceu de uma ideia vigorosa de Irmãos de iniciativa que se encontraram na sede do G.E. Jesus durante um rápido estágio ao N. do IBICUI.
No princípio viveu momentos de pleno êxito. Tudo era fácil e as contribuições eram mais ou menos fartas, até que… começou a sofrer dos males conhecidos. Falta de bases monetárias. Porque? Por que o espírita acha que porque é de espíritas, tudo tem de ser… de graça.
Assim, no nº 6 já o jornal reina com grande dificuldades, pois recebe alguns cruzeiros que não cobre a quantia de Cr$150,00, que é o preço da tiragem na “A VERDADE”. Vejamos como serão os seus momentos futuros. Não resta dúvida que é através dele que temos conhecido muito do que se faz de Espiritismo no Brasil, trocando suas tiragens por outros mensários bem confeccionados. Que os GUIAS nos amparem.
Repercussão
Em 1948 “O Reino” foi citado na Revista Internacional de Espiritismo e no “A Alvorada”, ambos veículos de comunicação do estado de São Paulo.